condições socioeconômicas: educação, trabalho e renda

oficina temática, 08 de maio 2019

O segundo evento temático aconteceu no auditório do CRH – Centro de Estudos de Humanidades, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, no dia 08 de maio. O evento foi coordenado por Gilberto Corso e contou com as apresentações de Inaiá Carvalho e Nelson Pretto. Após a abertura feita por Tania Scofield que trouxe informes sobre o processo de planejamento em Salvador, a relação entre o planejamento de curto prazo e o plano estratégico, a reunião na semana anterior com o Conselho Municipal das Cidades e a participação dos conselheiros e convidados nos seminários e oficinas temáticas programadas, teve inicio a discussão com a apresentação da profa. Inaiá Carvalho.

Inaiá trouxe dados sobre a evolução e contexto histórico que criaram as condições socioeconômicas atuais de Salvador, a segmentação do mercado de trabalho em Salvador, o quadro atual da ocupação, desocupação, e capacitação da população da metrópole. Revelou que houve uma pequena melhora educacional que veio acompanhada da aumento dos requisitos para a ocupação formal e que Salvador permanece com uma metrópole periférica ancorada em ocupações de baixa qualificação.

Nelson apresentou perspectivas de futuro. Dentre outros elementos, ressaltou a necessidade de considerar a comunidade participante do processo educacional, de pensar as políticas públicas alem da escola-fábrica, da relação com outros saberes, com a diferença. Pensar em educações e não educação. Garantir a força do território, considerando que a escola instala-se/ocupa/articula-se no território. Escolas na internet é mais do que internet nas escolas. A tecnologia é a nova forma de escrita do contemporâneo, considerar internet como patrimônio público. Resgatar o papel da universidades na cidade.

O debate que se seguiu articulou as duas perspectivas, de presente e de futuro e as intervenções se colocaram a partir do processo de construção de visões de futuro que partem do reconhecimento das nossas atuais condições e contextos socioculturais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s