equipe

A equipe listada abaixo constitui o núcleo inicial do projeto e é composta em grande parte por técnicos e consultores que atuaram no projeto anterior em 2015 sobre “transformações demográficas, sociais, urbanas e metropolitanas”. Considerando a complexidade e o caráter interdisciplinar do projeto atual, a equipe será ampliada com a participação de outros consultores e profissionais de NS em Geografia, Economia, Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação, Urbanismo e Ciências Sociais.

Inaiá Maria Moreira de Carvalho
Socióloga, Doutora em Sociologia, Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades da Universidade Federal da Bahia, Pesquisadora PQ/CNPq e do Observatório das Metrópoles. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia e do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador. Coordenadora do núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles.
Função no projeto: consultor sênior
Gilberto Corso Pereira
Arquiteto, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP/Rio Claro. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e em Geografia da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador PQ/CNPq e do Observatório das Metrópoles. Líder do grupo de pesquisa LCAD – Laboratório de estudos avançados em Cidade, Arquitetura e tecnologias Digitais. Coordenador adjunto do núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles
Função no projeto: coordenador do projeto e consultor
Juan Pedro Moreno Delgado
Arquiteto, Professor do departamento de Transportes e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia e do Curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia; Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; membro da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Pólos Geradores de Viagens – REDPGV.
Função no projeto: consultor
Maria das Graças Gondim dos Santos Pereira
Arquiteta. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade de Arquitetura. Pesquisadora do núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles.
Função no projeto: consultora
Claudia Monteiro Fernandes
Economista, Mestre em Sociologia com estudos em Economia e Sociologia do Trabalho. Doutoranda em Ciências Sociais pela UFBA. Pesquisadora do Centro de Estudos em Humanidades da Universidade Federal da Bahia, no Núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles. Foi analista de temas sociais e demográficos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/SEPLAN) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com foco nos temas desigualdades, direitos humanos, trabalho, rendimento, juventude e infância.
Função no projeto: consultora
Pablo Vieira Florentino
Bacharel em Ciência da Computação, Mestre em Engenharia de Sistemas pela COPPE, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA. Professor da Especialização em Sistemas Distribuídos e Ubíquos do Instituto Federal da Bahia – IFBA.
Função no projeto: consultor
Antonio Angelo Martins da Fonseca
Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do departamento de Geografia da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA em que foi coordenador.
Função no projeto: consultor